Máquiavel O Príncipe
Nome: Jessica Carolina Lee
Número: 1404984
Turma: 1MA
Professor: Rafael
Data de entrega: 09/06/2014
Obra
O Príncipe
Autor
Nicolau Maquiavel
Editora
Paz e Terra S/A
Páginas
136 páginas
Curitiba 2014
Universidade Positivo
NICOLAU MAQUIAVEL Nicolau Maquiavel ficou conhecido pela expressão: "os fins justificam os meios", porém, esta definição não está 100% correta. Maquiavel na verdade relata em seu livro O príncipe, que não importam os meios para se chegar ao poder, não importa se irá aniquiliar dinastias ou tomar posse de terras alheias, a única coisa relevante é conquistar um principado e conseguir mantê-lo.
O filósofo escreveu tal "manual" para Lourenço Médici, seu Príncipe. Na época era comum entregar ao príncipe aquilo que de maior valor lhe pertencia, para conseguir assim, a sua proteção. No caso de Maquiavel, o seu maior bem era o seu conhecimento. O PRÍNCIPE Os principados, de acordo com Maquivel, poderiam ser adquiridos de duas maneiras: ou por hereditariedade ou por conquista. Os principados hereditários eram herdados pelo sucessor do antigo príncipe, e este no caso, requer pouco esforço para se manter, basicamente, o novo príncipe deve seguir a mesma linha de governo que seu antecessor. Já os principados mistos referem-se às conquistas, e para mantê-los é necessário acabar com a estirpe do príncipe anterior e não alterar as leis, nem os impostos.
Na sequência, discute-se o motivo pelo qual o reino de Dario, ocupado por Alexandre, não se rebelou contra seus sucessores após a morte deste. A verdade é que após conquistar o Estado em campo aberto, impossibilitando de o exército se refazer, e destruir a dinastia no príncipe, não existia mais perigo em relação a mantê-lo. Com a morte de Dario, Alexandre ficou no poder, e após a morte deste, os sucessores teriam continuado