Resenha do livro "a guerra além dos limites"
A obra foi elaborada por dois coronéis integrantes do Exército da China, no final do milênio passado, ainda sob influência do contexto pós Guerra Fria. A combinação de fatos ocorridos ao longo da última década do século XX, a percepção de como essa combinação mudou a ordem mundial, o relacionamento entre Estados, instituições e as pessoas, a apresentação de uma nova face da guerra e as suas projeções para o futuro despertou grande interesse da comunidade internacional sobre o conteúdo da obra.
A excelente percepção sobre os acontecimentos à época e suas respectivas consequências sobre a forma de condução da guerra levaram os autores a realizar uma série de projeções sobre o que o futuro reserva para os conflitos. A princípio, esse caminho parece arriscado, por desconsiderar as inúmeras variantes e fatores que podem influenciar a guerra, conferindo ao leitor que não acompanhou os fatos ocorridos desde então até os dias de hoje um sentimento especulativo a respeito da obra.
Entretanto, algumas dessas projeções vieram a se concretizar algum tempo depois do texto ser escrito. A queda das torres gêmeas no coração financeiro dos Estados Unidos, em 11 de Setembro de 2001, a data que mudou a história da humanidade, é o marco mais representante do novo tipo de guerra descrito pelos autores. Posteriormente, a humanidade foi vitimada com os atentados de Madri e Londres e recentemente, temos observado os conflitos ocorridos no mundo árabe contra governos ditatoriais, especificamente no norte da África e Oriente Médio, onde o poder de mobilização do povo, através da utilização das redes sociais, tem surpreendido o mundo como um todo. Esses fatos se contrapõem ao sentido especulativo da obra e a colocam com um viés visionário, quase que profético.
Talvez seja esse o grande mistério que envolve o