Resenha do Livro: Paulo de Tarso: Um apostolo para as nações
O livro dos escritores Pedro Paulo Funari, doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo, autor de diversos livros e artigos sobre História e Arqueologia e líder do grupo de pesquisa CNPQ, e Pedro Vasconcellos, doutor em Ciências Sociais- Antropologia pela PUC de São Paulo e professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas, traz uma visão historiográfica sobre a vida do Apóstolo São Paulo. O tema é abordado pelos autores com uma linguagem de fácil entendimento, direcionando a obra ao público em geral e não somente ao público acadêmico. Sob essa visão historiográfica, os autores apontam Paulo de Tarso, apresentando-o em sua trajetória social, política e religiosa.
A introdução ao tema ocorre através da apresentação das fontes usadas na pesquisa, incorporando o leitor ao contexto geral sobre Paulo de Tarso e seu tempo.
No decorrer dos capítulos, a vida de Paulo é apresentada de forma cronológica, desde o seu nascimento até sua trágica morte, com ênfase e detalhamento das pesquisas sobre a perseguição ao povo Nazareno e apontamentos sobre o encontro místico de Paulo com Cristo, cuja versão mais plausível é a do milagre (p.35). Também através do estudo de fontes, os autores confirmam, a partir de uma análise, a visão Cristã de que Paulo era Apóstolo e seguia o chamado de Deus. Citam ainda pontos polêmicos de sua personalidade, como a oposição aos rituais da Igreja de Jerusalém, entre eles a circuncisão (p.40-41), fato que gera o início de sua crise com a Igreja e o impulsiona a difundir a palavra de Cristo em lugares antes não alcançados, afastando-o das tradições judaicas mais rigorosas (p.42).
Os estudos das cartas de Paulo apontam que as fundações de novas Igrejas ocorriam concomitantemente ao