RESENHA DO LIVRO LISÍSTRATA
Em Atenas na Grécia, foi travada uma batalha entre atenienses e espartanos, a Guerra do Peloponeso, que enfraqueceu os gregos, tornando o país mais vulnerável a conquistas estrangeiras.
As mulheres não se conformavam em ter seus maridos longe de casa por tanto tempo, dentre elas uma em especial, Lisístrata , ela era a líder daquele grupo de mulheres inconformadas com aquela guerra, que para a maioria , não havia sentido, que traziam mais prejuízos do que benefícios.
Lisístrata, convocou uma reunião com amigas e mulheres daquela região, ela teve uma idéia para colocar um ponto final naquela guerra, que parecia não haver fim : fazer uma greve de sexo, e depois invadir Acrópole, que era onde estava guardado o tesouro que financiava a batalha.
Todas as mulheres aderiram a greve, a princípio ficaram desconfiadas, mas depois resolveram colocar em prática em nome da paz. Seguiram rumo a Acrópole para a invasão, mas existia um Coro de Velhos naquela região, e queriam expulsa-las de lá usando tochas de fogo, mas não conseguiram graças ao Coro de Velhas que ajudaram as mulheres gregas.
Guerreira, dona de seus ideais, Lisístrata lutava para segurar as mulheres, que mais vulneráveis ameaçavam procurar seus homens, então ela decidiu ler para aquelas mulheres que já estavam desacreditadas uma profecia, na qual dizia que se as mulheres continuassem unidas alcançariam o triunfo.
Enfim , Lisístrata atingiu o objetivo principal : a paz , os homens voltam para suas mulheres, e estes por sua vez , voltaram mais cautelosos, se preocupando em não cometer o mesmos erros que os fizeram quase perder suas mulheres.
Apreciação da Obra
Lisítrata é uma obra antiga, porém traz um assunto muito atual, o poder feminino, o poder que as mulheres usam para atingirem seus objetivos, a força para acabar com uma guerra ou mudar muitos caminhos.
Engraçado como o autor consegue mostrar como os homens e mulheres , não tem pelo controle sobre seus