Resenha do livro Fundamentos da Arquitetura
O livro Fundamentos da Arquitetura abrange algumas das ideias essenciais que os arquitetos precisam ter na hora de projetar, com o intuito de introduzir aos leitores os princípios da arquitetura.
A arquitetura pode ser considerada uma linguagem visual, na qual os arquitetos se expressam a partir de desenhos e maquetes para demostrar aos ‘clientes’ a ideia do projeto de uma maneira real, que englobe o entorno. Com base nisso, a arquitetura define o mundo físico em que vivemos, pois é percebida em tudo que haja a ação do homem, e é desenvolvida aos poucos, dos meros croquis até a construção e a ocupação da obra.
Muitos elementos podem influenciar na hora de se projetar, e os movimentos artísticos é um deles, pois toda a arquitetura está relacionada com os conhecimentos de diversos precedentes, ou seja, nada é totalmente novo e por isso é bastante comum se apoiar no espirito da época para a obra não ficar destoada do entorno e do pensamento da população.
Para que o projeto não fique destoado e fora de contexto, o estudo do entorno é muito importante. Além disso, também ajuda a ter um melhor aproveitamento do espaço e do próprio projeto, facilitando a circulação, o uso e acessibilidade. Cada terreno é diferente entre si e entende-lo é outro fator importante na hora de projetar. Alguns terrenos costumam ter resquícios de construções passadas e outros que nunca foram urbanizados podem possuir histórias que não estejam tão evidentes, assim é necessário analisar todas as suas características, tanto topográfica, como geológica e vegetativa. Procurando entender a ocupação do solo, seu tamanho, inclinação, localização, que tipo de vegetação é mais adequada e também qual é a história por trás daquele terreno. Em um mapeamento do terreno temos diversas seções, a primeira é mapear preocupando-se com o ciclo de vida do próprio terreno e fazer registro de algumas categorias de informação, que inclui