Resenha Do Livro Espa Os E Ambiencia
BARBALHO,Célia Regina Simonetti et all (Org.). Espaços e ambientes para leitura e informação. Londrina: ABECIN, 2012. 238 p. Il.
O livro “Espaços e ambientes para leitura e informação” organizado por Célia Regina Simonetti Barbalho, Rovilson José da Silva, Samir Hernandes Tenório Gomes e Sueli Bortolin, que também assinam alguns capítulos, estrutura-se em oito capítulos e discute a importância que os ambientes adquirem no processo de formação do leitor, quer seja numa biblioteca, num laboratório ou em um espaço destinado a bebês ou adultos. Todos têm linguagem arquitetônica e podem influenciar, direta ou indiretamente, no conforto do leitor em prol da boa leitura e da informação.
O capítulo 1, “Espaços e equipamentos informacionais”, propõe uma reflexão a respeito da ideologia e do poder na organização dos espaços de informação, sendo eles públicos ou privados.
No capítulo 2, “Arquitetura de bibliotecas: a modelagem proporcionada por estruturas novas, ampliações e reformas”, defende que, entre as principais preocupações dos profissionais ligados à unidade de informação, deveriam estar o público e o acervo, tendo em vista que a modelagem interfere positiva ou negativamente no andamento das unidades informacionais.
No capítulo 3,“Ambiência para narrativas orais”, as autoras discutem aspectos ambientais (físicos, estéticos e psicológicos) que interferem na construção de espaços para narrativas orais e devem estar entre as preocupações dos mediadores. O capítulo 4, “As cartografias de biblioteca”, discorre sobre o significado e as características arquitetônicas das bibliotecas principalmente quanto às suas divisões externas e internas, fachada e localização.
O capítulo 5, “Bebeteca: um espaço de mediação oral da literatura” apresenta um espaço imprescindível na formação dos pequenos leitores. Aborda a estrutura física desse espaço, sem deixar de mencionar aspectos fundamentais do desempenho literário, isto é, a voz, o