Resenha do Livro Como Fazer um Jornal Diario
Autor: RICARDO NOBLAT
Disciplina: Fundamentos e Evolução do Jornalismo - Lucia Schmidt
“A imprensa existe para satisfazer os aflitos e afligir os satisfeitos” (Ricardo Noblat)
CAPITULO 01: Assim é, se lhe parece
Ricardo Noblat, com seus mais de 35 anos de experiência, escreveu esse livro propondo uma discussão e uma reflexão sobre o futuro dos jornais. O livro começa com a discussão entre um cidadão e um jornalista, onde o cidadão questiona o jornalista sobre o interesse dos jovens pelo jornal impresso.
“É feia a crise. Estou convencido de que os donos de jornal e jornalistas compartilham o firme propósito de acabar com os jornais. [...] Até admito que acabar com os jornais não seja a real intenção [...] até porque os donos ficariam sem seus negócios e os jornalistas, sem seus empregos. ”
O autor nos mostra que, empresários e jornalistas investem cada vez menos em um modelo de jornal que agrade a população. Disponibilizando dados importantes sobre investimentos em publicidade e vendas dos jornais nos mostra como houve uma grande queda na circulação e como o preço das campanhas publicitárias aumentaram significativamente nos últimos anos.
“Jovens, principalmente eles, fogem da leitura dos jornais e preferem informar-se por outros meios. Ou simplesmente não se informam. Uma fatia crescente deles adere à internet”
Como pode-se observar no trecho acima, Noblat também cita outras formas de se informar. Pesquisas feitas com jovens entre 18 e 24 anos mostram que 75 % dos jovens preferem receber as notícias através da internet. A preferência pela internet cresce a cada ano, e assim os meios de comunicação como jornais impressos, TV, e rádio perdem consideravelmente sua audiência.
A internet vem também ocupando espaço na publicidade com o chamado “marketing dirigido”, assim é possível chegar ao cliente com seus interesses particulares, enquanto a publicidade impressa ou para rádio e TV acaba sendo