Resenha do livro Cinema brasileiro: Propostas para uma história
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS XVIII – EUNÁPOLIS
Resenha1 Jacó Rabelo2
O livro Cinema brasileiro propostas para uma história do romancista, crítico de cinema, cineasta, historiador... Jean Claude Bernardet mostra que durante uma grande parte do século XX, o Brasil era um país sem produção cinematográfica industrial e com dificuldade em produzir uma expressão cultural própria tendo como forte causa os laços com a cultura norte-americana e europeia.
Esse livro é originário de um ensaio publicado em 1979 onde a partir de uma encomenda do francês Guy Hennebelle e do boliviano Alfonso Gumucio-Dagron, Jean Claude Bernardet e mais uma série de escritores tinha a missão de retratar a história do cinema na América Latina.
Após a análise desses ensaios na França, o capitulo em que o Jean Claude retratava a história do cinema no Brasil não foi aceito pelos organizadores, pois para eles o texto era pouco didático e discutível do ponto de vista da metodologia. Após a recusa Jean Claude Bernardet publicou seu ensaio sob a forma de livro pela coleção Cinema (sétimo volume) da editora Paz e Terra. No entanto o livro que reaparece na edição da Companhia das letras não é o mesmo, pois, o livro Cinema brasileiro propostas para uma história agora se trata de uma versão ampliada onde a historiografia do cinema em seus desdobramentos teóricos e metodológicos permite que o ensaio original antes recusado e os textos agora incluídos ganhem uma compreensão renovada e antes insuspeitada.
Saliento que esse trabalho se resume apenas em determinada parte do livro que se estende do início do livro até a página 135. Nesse