RESENHA DO FILME
Ficha técnica do filme A Onda
Direção: Dennis Gansel.
Produção: Nina Maag.
Roteiro: Dennis Gansel, Peter Thorwarth, baseado em obra de Todd Strasser.
Elenco: Jurgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich, Christiane Paul, Jacob Matschenz, Cristina Do Rego, Elyas M’Barek, Maximilian Vollmar, Max Mauff, Ferdinand Schmidt-Modrow, Tim Oliver Schultz, Amelie Kiefer, Fabian Preger, Odine Johne, Tino Mewes, Karoline Teska, Marco Bretscher-Coschignano, Lennard Bertzbach, Thommy Schwimmer, Joseph M’Barek e Jaime Ferkic.
Prêmios ou indicações: ganhou dois prêmios e foi indicado a outros seis. Ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Frederick Lau e ganhou também o prêmio de melhor Filme. O filme foi indicado no Festival de Sundance na categoria “World Cinema – Dramatic”.
O objetivo deste trabalho e detectar as informações pedagógicas contidas no enredo do filme “A ONDA”.
Sinopse do filme:
O filme “A Onda” conta a história de um professor chamado de S.R. Rainer Wegner que mesmo contrariado, assume a missão de dar aula sobre autocracia. Devido ao desinteresse dos alunos pelo tema, Rainer propõe um experimento que explique na prática como funciona a ditadura do fascismo.
A partir do que os alunos já sabem sobre o tema, o professor começa apontando os requisitos de um sistema autocrático, o professor inicia a experiência, sendo ele mesmo ( indicado pelos alunos) o líder e todos deveriam passar a chama-lo Sr. Wegner e para falar todos tinham que se levantar da cadeira, (numa relação de ordem e respeito pela líder).
Com palavras de incentivo e dando apoio moral, enfatizando a união, o S.R. Wegner começa a
modelar o comportamento dos estudantes, nos momentos em que estes agem como ele considera adequado em relação ao sistema imposto naquela sala de aula, reforçando esses comportamentos. Fazendo uso tons verbais e que têm correspondência formal, o professor faz com que os alunos repitam os conceitos