Resenha do Filme
Gênero: Catástrofe
Melancolia conta a história de duas irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg) e mostra suas histórias e reação diante de um suposto fim do mundo.Dividido em duas partes nomeada cada uma com o nome de uma irmã. O filme começa com 10 minutos de imagens em câmera lenta e destorcidas, mostrando Justine melancólica em seu vestido de noiva, Claire correndo com seu filho pelo campo de golfe e a colisão da Terra com o planeta Melancolia.
A primeira parte do filme, nomeada de Justine, se passa antes do anuncio da suposta colisão do planeta Melancolia com a Terra, e mostra sua festa de casamento e como ela se encontra perdida emocionalmente naquela situação. A segunda parte, nomeada Claire, já com o anuncio da proximidade de Melancolia da Terra mostra Justine já em depressão com a desistência do casamento e ficando ao cuidados de sua irmã Claire e seu marido John (Kiefer Sutherland). Claire se vê na situação de ter que cuidar da irmã em depressão, e lidar com a chegada do fim do mundo pensando em seu filho Leo (Cameron Spurr) e seu marido John. O filme termina com a concretização da colisão dos dois planetas, fazendo com que nenhum personagem seja salvo.
Lars von Trier faz de Melancolia um filme catástrofe diferente do filmes hollywoodianos, ele foge das principais premissas dos filmes catástrofe que vemos nos dias de hoje. Filmes catástrofes costumam ser cheios de ação, já Melancolia tem um ritmo menos frenético, exceto pela cena final que mostra a colisão dos planetas, o filme não mostra grande cenas de destruição nem naturais e nem de monumentos. Também não há grande surtos de histeria coletiva, o desespero mostrado é focado nos personagem principais, mostrando como aqueles personagens lidam internamente com a chegada do fim do mundo, Claire seria a personagem que melhor representa a reação da maioria das pessoas diante dessa situação,