Resenha do filme "o nome da rosa"
O Período Medieval é claro nesse filme, o misticismo e, principalmente, o desejo da Igreja em manter o poder absoluto impedindo o direito à liberdade de todos. A Igreja não aceitava que pessoas comuns tivessem acesso ao significado de seus dogmas (fundamentos da religião), nem questionassem e fossem contra os mesmos e, por esse motivo, para definir o poder sobre o povo, houve a instauração da Inquisição, essa qual era designado o poder e direito de julgar e punir os “crimes” que eram cometidos contra a Igreja Católica.
O misterioso livro escrito por Aristóteles e que era mantido em segredo, do qual foi o resultado das mortes, mostra o quão a igreja tinha medo de perde todo o poder que havia conquistado durante os anos. Esse livro de Aristóteles expressava o gozo de rir, comédia, o que era considerado pecado por esses monges uma vez que ao aprendermos o que realmente ´r verdade, ao conhecer tudo aquilo que era desconhecido, o faria pensar e ver que aquilo que sempre aprendeu como sendo verdade .. de fato não o era. Por isso o veneno nas paginas do livro; quem o atrevesse a ler morreria antes de contar o que ali estava.
É realmente um bom filme para se ter noções (básicas) de como a Igreja Católica pensava e agia naquele período, e o porque de alguma tempo depois ter sido utilizada a Ciência como instrumento principal para se desvendar os mistérios que antes eram impostos pela