Resenha Do Filme O Menino Do Pijama Listrado
O filma se passa durante a segunda guerra mundial. O protagonista Bruno é garoto inocente cheio de amigos que vivia com seus pais e sua irmã mais velha em Berlim. Ele vê sua vida tomar outro rumo ao saber teria mudar de cidade. O seu pai, que era militar, é transferido para trabalhar no campo de concentração nazista.
Solitário, Bruno sai a explorar o território a volta de sua nova casa e descobre perto dali um lugar cheio de pessoas que segundo ele estava vestido de “pijamas listrados”. Ele conhece um garotinho judeu com a mesma idade que a sua, chamado Shmuel. Os dois conversavam e brincavam separados por uma cerca de arame. As visitas aconteciam com frequências, sem o conhecimento da família de Bruno. Bruno fica intrigado com as pessoas que viviam do outro lado da cerca, e todas as informações que recebia a respeitos deles eram negativas, sempre inferiorizando os judeus. Ele porem não acreditava, pois que Shmuel era seu amigo, mesmo todos afirmando que eram inimigos. Nesta altura a mãe de bruno descobre as atrocidades que aconteciam no campo de concentração e pede ao marido que a deixasse ir embora com os filhos. O militar concorda com a mudança da esposa e dos filhos, e Bruno fica muito triste, pois já havia se adaptado e tinha selado uma amizade forte, mesmo sendo secreta. Como de costume, ele vai ao encontro do amigo para dizer que no dia seguinte irá partir. Shmuel estava triste, pois seu pai saiu para trabalhar e não tinha voltado. Bruno promete ajudá-lo no dia seguinte antes de ir embora e pede para o amigo conseguir um pijama para que ele possa se mistura sem levantar suspeita ao atravessar a cerca.
Como prometido Bruno comparece ao campo de concentração. Troca de roupa e passa para o outro lado da cerca e segue a procura o pai do amigo, mas eles acabam parando num quarto com uns homens que acreditavam que iriam tomar banho. Eles entram nus em outro quarto junto com os outros judeus.
Os pais e bruno sentem a