A Mundialização da Amazônia
Estudos Integrativos da Amazônia – EIA
Docente: Iracenir Andrade
Discente: Rickey Eslli de Oliveira Tavares
Turma: F1M2
A MUNDIALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA: RIQUEZAS E INTERESSES
Santarém – PA
08 de Junho de 2015
A globalização trouxe tanto benefícios quanto malefícios para a humanidade. Com a nova era tecnológica, as informações tornaram-se mais acessíveis no mundo todo, mas muitos países e regiões ainda sofrem com desigualdades. Os países que conseguiram acompanhar a nova ordem mundial obtiveram elevadas potências econômicas e sociais, ao contrário dos países subdesenvolvidos que têm pouco fluxo de capital, no qual acabaram se atrasando, de forma capitalista, no mundo moderno.
A Amazônia contém uma biodiversidade bastante extensa, o que justifica a grande quantidade de recursos naturais, tornando-se alvo da politica internacional. Com grandes densidades de recursos naturais, a Amazônia torna-se uma das principais responsabilidades do Governo, a fim de usá-la de forma sustentável, preservando o que chamamos de “capital natural”.
Por ter a posse do maior estoque de recursos estratégicos do mundo, como por exemplo, a água, a Amazônia poderá sofrer ainda mais com o crescimento econômico, devido a grande demanda de recursos necessários para sustentar o crescimento populacional.
A biodiversidade amazônica é considerada a maior do mundo. Além da grande diversidade de espécies de animais e vegetais, a região contém a maior floresta tropical, o maior rio e o maior aquífero de água doce do mundo. A proteção de toda essa riqueza se torna essencial para manter a sustentabilidade e a qualidade de vida do homem.
A biodiversidade amazônica vem sendo prejudicada pela ação humana. Medidas estão sendo tomadas para tentar controlar a perda da fauna e flora. Porém, manter o controle ambiental é uma ação bastante complexa, o que causa preocupações nos órgãos governamentais e não-governamentais.
A biopirataria é um tema