resenha do Filme tempos modernos
As questões Sociais retratadas ao longo do filme.
A lotação das grandes cidades industrializadas, a exploração dos trabalhadores, e a falta de condições dignas de trabalho, forçados a uma rotina estressante, e sem uma perspectiva de trabalho, causando o desiquilíbrio físico e mental.
Condições insalubres, a falta de segurança, eles não eram tratados com dignidade. O trabalho era visto como produto, tendo apenas deveres a cumprir, vivia sobre alienação patronal.
São reprimidos pelas autoridades por buscarem melhores condições trabalhistas e direitos humanos e não há adaptação, e nem qualificação para oportunidades de crescimento.
A elite frequentava restaurante e salão de festa para se divertir, e os marginalizados eram obrigados a trabalhar servindo a elite. Os órfãos não tinham a politica Social e o acompanhamento dos estudos e eram abandonados, sobrevivendo de acordo com a sorte.
Não podemos neutralizar o direito de sonhar, e devemos ser persistentes e jamais desistir dos seus princípios acreditando em seus objetivos, buscar sempre seus direitos e deveres.
A introdução do Serviço Social no Brasil
A capital Federal do Brasil na década de 30 era localizada na cidade do Rio de
Janeiro, com uma população já numerosa. Com a falta de políticas e incentivo social para o trabalhador rural, foi inevitável e fatal o esvaziamento do campo. O EXÔDO
RURAL diante desse cenário, com a imigração do trabalhador do campo ocorre a Superlotação urbana. Os imigrantes rurais acreditavam em melhorias nas condições de trabalho e sobrevivência digna, e as grandes metrópoles, eram a preferência deste povo sofrido e sonhador.
O país estava em pleno crescimento, e a busca de mão de obra eram concorridas, as demandas nas aberturas de frentes de trabalho em vários seguimentos, a exemplo aberturas de estradas, suprimento de energia e necessidade de obras em melhorias de infraestrutura, entre outras frentes que demandava.
O imigrante rural não estava preparado