resenha do filme spartacus
O enredo começa mostrando Spartacus trabalhando, na condição de escravo, em um das minas Romanas, em que, ao ser penalizado por ter mordido ocalcanhar de um dos guardas das jazidas, acabou por encontrar Batiatus, dono de um ludus (local em que se treinava gladiadores), que se interessou pelo escravo, comprando-o, levou-o até Cápua, onde residia, para prepará-lo com o intuito de torná-lo gladiador.
Já no ludus, Spartacus conhece outros escravos, dentre gladiadores e serviçais, e ao conquistar certa credibilidade dentre seus iguais acaba por conseguir tramar uma revolta escrava com o fito de acabar com a escravidão, em nome da igualdadeentre todos. Por ser gladiador e ter uma grande quantidade de outros lutadores ao seu lado, Spartacus conseguiu formar um “exército” bastante efetivo que foi capaz de vencer algumas legiões romanas, utilizando-se inclusive de táticas de Rapel para surpreender e vencer os exércitos de Roma.
Ao angariar recursos decorrentes dos saques feitos em outros ludus e cidades de Roma, Spartacus e seu exército conseguem comprar o apoio de piratas para sair do território romano, no entanto estes traem O filme em estudo trata de uma reprodução cinematográfica que visa narrar a história da revolta dos gladiadores, que foi seguida por diversos outros escravos romanos, ocorrida no período republicano de Roma, nos anos de 74 – 71 a.C. em que teve como seu principal líder o trácio de nome Spartacus, nome este ao qual é intitulado o filme.
O enredo começa mostrando Spartacus trabalhando, na condição de escravo, em um das minas Romanas, em que, ao ser penalizado por ter mordido ocalcanhar de um dos guardas das jazidas,