Resenha do filme happy feet
O filme happy feet trata a historia de um grupo de pingüins e descreve, cinematograficamente, a vida do bando, a forma como se cuida da prole, como busca os alimentos e como se organizam, sendo um exemplo evidente de organização.
O personagem principal, Mano, é um pingüim com características físicas direfenciadas dos demais. Desta forma, começa todo o enredo. A história enfatiza o pingüim Mano, que não canta, como todos os pingüins e ainda sapateia (tem-se o problema instalado, devido um conjunto de características que fogem ao padrão do grupo), e trabalha muito bem suas diferenças e a discriminação que sofre dentro do grupo, a sua reação é persistência.
Desta forma, realça a discriminação que um ser pode sofrer dentro de uma organização por ter uma deficiência e a dificuldade do grupo de aceitar esse ser. Mesmo assim, o Mano mostra-se determinado e persistente no que pretende fazer e demonstra a todos que mesmo sendo diferente, ele pode fazer parte daquele grupo social.
O filme trabalha também a questão das atribuições de cada um, quando especifica que a fêmea põem o ovo, o macho choca enquanto ela sai em busca de alimentos e desenha a função de cada um, sua responsabilidade e atribuição, quando enfatiza que o macho deve cuidar muito bem do ovo e não deixá-lo cair. Como esse cuidado não acontece de forma integra e o filhote nasce com características diferenciadas, o seu pai se atribui a culpa por não ter cuidado bem do ovo, explicitando assim a incapacidade que esse teve de se perdoa por um deslize, a todo o tempo se cobra e não aceita a diferença de seu