Resenha do filme Germinal
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PROCESSO DE TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL I
PROFESSORA: ELEN
ALUNO: ANESSIAS BERNARDA MAGALHÃES
GERMINAL
O filme Germinal retrata a vida dos mineiros de carvão no interior da França no século XIX. Mostra também a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e de trabalho. Ettiene e um rapaz que vem de outra cidade a procura de um emprego, e acaba conseguindo em uma mineradora, ele fica indignado ao ver o trabalho escravo que e proposto aos trabalhadores, resolve então liderar uma greve. No inicio os trabalhadores ficam com receio de aceitarem e acabarem morrendo de fome. Ettiene consegue convence-los, mas infelizmente não tem sucesso por que o dinheiro começa a acabar e as pessoas começaram a ficar doentes, e por fim desistindo da greve e pedindo seus empregos de volta. Esse filme se passa na época do realismo. O realismo diz que o “homem e escravo da sociedade ou de seu próprio corpo”.
No filme há uma cena, onde um senhor dono de um armazém, chantageava e abusava das mulheres para que elas tivessem credito em seu armazém. Assim se deitando com ele, elas conseguiam comida para sustentar sua família.
Então havia uma troca de um produto (o corpo) por outro produto (alimento). No determinismo o homem e fruto direto do meio, logo destituído de liberdade total de decidir e de influir nos fenômenos em que toma parte. No filme os burgueses eram donos de tudo, das casas, das mercearias, e quando não eram donos, mesmo assim conseguiam mandar em tudo e todos, e os mesmos favorecidos eram obrigados a obedecer, eles tem liberdade, mas não liberdade total, de fazer o que querem e como querem.