Resenha Do Filme Fomos Her Is
Filme lançado em 2002, sobre a direção de Randall Wallace. Baseado em fatos reais. Tendo como protagonista o ator Mel Gibson, este interpreta o tenente-coronel Hal Moore (Harold Gregory "Hal" Moore, Jr.), o qual foi designado para comandar uma unidade experimental, em que consistia o uso de helicópteros para entrar e sair do combate.
Em junho de 1954, um destacamento do Exército Francês (denominado Mobile 100) foi massacrado pelos vietnamitas. O Ten Cel estudou as táticas de guerrilhas utilizadas pelos nativos contra os franceses, no filme aparece o livro denominado “As Guerras na Indochina”, um dos itens listados pelo Ten Cel para a derrota dos franceses foi o excesso de confiança.
Onze anos depois, em 14 de novembro de 1965, acontece o batismo de fogo desta recente unidade, o combate se desenvolve no “Vale Ia Drang”, no Vietnã, próximo à região de montanhas provável redutos dos vietnamitas. As dificuldades iniciam quando há uma redução de 30% do efetivo de sua unidade antes mesmo de embarcar. Ao chegar ao Posto de Comando recebe ordens para enviar seu Regimento para o Vale, que mais tarde viria a ser chamado de Vale da Morte, onde a tropa que já estava no local havia tido contato com o inimigo. Porém, o Comando não sabia informar ao certo a quantidade de inimigos que o Tenente – Coronel "Hal" Moore iria enfrentar. Com aproximadamente 400 homens o Ten Cel combateu uma força 5 vezes superior, em torno de 2.000 homens.
O filme é formidável, apresenta as características que um líder deve ter, principalmente se este líder for militar e estiver à frente de homens em uma batalha. Soube comandar pelo exemplo, uma das frases que mais chama a atenção no filme é quando o Ten Cel fala aos seus oficiais: “Serei o primeiro a pisar no campo e o último a sair”. Com esta frase demonstra que este chefe estava totalmente comprometido com a sua função e que cada oficial subordinado a ele se preocupasse com a união e a integridade de seus