Resenha do documentário Alem do Cidadão
O filme Além do Cidadão é um documentário censurado no Brasil e disponível na Internet, foi produzido de forma independente com apoio da BBC.
Este documentário mostra como é poder politico de uma pessoa que usa a TV para influenciar os brasileiros e assim confundir a opinião pública.
A TV Globo administrada pelo empresário e jornalista Roberto Marinho favorecia o meio politico através das reportagens que eram editadas e divulgadas favorecendo sempre os políticos e os interesses da TV. Durante a ditadura militar (1964 – 1984), onde foi implantada pelos ditadores a censura, a TV Globo permanecia imparcial diante das decisões, transmitia somente o que os ditadores autorizavam. A censura não só editava alguns trechos de reportagem como também não deixavam que a noticia chegasse na integra para o telespectador. Roberto Marinho com um bom administrador soube usar isso a seu favor.
A TV era um meio de comunicação em massa e atingia praticamente toda a população e a Globo recebia na época sua concessão através dos ditadores pelo regime militar. Com reportagens distorcidas e usando carnaval e futebol, articulavam de forma manipuladora como estariam sendo responsáveis pela formação de opinião dos brasileiros.
A cultura de novelas mudou as relações culturais de toda a população, as pessoas se tornaram refém das telenovelas que até nos dias atuais é apresentado em três horários de grande audiência. As novelas lançam moda, mudam hábitos e fazem as pessoas sonharem com os padrões de vida que são exibidos nas telas da tv.
Com o fim do Regime militar, Roberto Marinho mais uma vez usou a situação a seu favor, apoiou Tancredo Neves (que não chegou nem assumir a Presidência), aliou-se a ACM e ajudou Sarnei a governar.
E as coisas não paravam por ai, a Globo ajuda a eleger o presidente Collor em 1989 (o que acabou sendo uma péssima escolha), quando editou o debate do então candidato com o seu oponente Lula que liderava as pesquisas de ibope na época.