Resenha do curso da fgv fundamentos de gestão de t.i.
A disciplina FUNDAMENTOS de GESTÃO de TI está estruturada em nove unidades, nas quais foi inserido o seguinte conteúdo: * Unidade 1 – negócios na economia digital; * Unidade 2 – tendências em tecnologia da informação; * Unidade 3 – planejamento e estratégia de TI; * Unidade 4 – modelo de forças competitivas; * Unidade 5 – modelo da cadeia de valor; * Unidade 6 – estudos de caso; * Unidade 7 – cenário cultural; * Unidade 8 – auto avaliação; * Unidade 9 – encerramento.
O curso aborda uma introdução a Gestão de TI, trazendo de forma bem clara os principais conceitos que abrangem a área de tecnologia da informação.
Na unidade 1 foi abordado o desenvolvimento de negócios na nova forma de economia: a digital. O conceito de empresa digital como novo modelo de negócios e seus objetivos básicos foram de extrema importância para se ter ideia de quanto a tecnologia esta interferindo no mundo dos negócios.
Na unidade 2 estudamos as tendências trazidas pela TI. Seu apoio nas atividades dos negócios das empresas e sua importância no mundo globalizado. Foi aplicado um pequeno histórico sobre hardware, softwares, banco de dados e redes e suas utilizações e importância na área de TI. O futuro dos drives virtuais, da web semântica, dos sistemas baseados na web, o uso da tecnologia de toque entre outros.
A unidade 3 aborda o planejamento e a importância da estratégia em TI. Podemos analisar e compreender os seis princípios fundamentais para se estabelecer e manter um posicionamento estratégico diferenciado dentro da TI, destacando a produção, a distribuição, a logística e os serviços.
No estudo desta unidade ficou bem evidenciado o dinamismo necessário para se manter a vantagem diante da concorrência, sem lugar para acomodações.
Tratamos na unidade 4, os modelos de forças competitivas propostos por Michael Porter (consultor de estratégia e professor de administração e economia da Harvard