Resenha do artigo: “O Perfil do Ambiente de Loja Varejista: Uma Análise a partir da Perspectiva dos Consumidores”
Guido- Comportamento do Consumidor
Thais Oliveira Borges de Almeida
Resenha do artigo: “O Perfil do Ambiente de Loja Varejista: Uma Análise a partir da Perspectiva dos Consumidores”
De acordo com o artigo analisado observa-se que é abordado a analise da importância atribuída pelos consumidores a um conjunto de cinco dimensões controláveis gerencialmente, layout, sortimento, atmosfera, atendimento e políticas.
Logo, é apresentada a introdução sobre o setor varejista que foi ganhando importante participação no cenário econômico segundo Parente (2000) tanto no Brasil como no mundo, daí se tem a observação do ponto de venda/loja e de sua influencia e participação na decisão de marketing ou interação entre provedor e consumidor. As perguntas chaves são como os consumidores avaliam as dimensões do ambiente de loja varejista, e qual a importância relativa da cada dimensão quando avaliadas em conjunto.
Observamos que todos os elementos dentro de um ponto de venda varejista podem influenciar de maneira positiva ou negativa de acordo com a disposição de cada elemento e qualidade dos mesmo. Elementos de possível influencia descritas no artigo, fatores ambientais ( música, iluminação e odor), fatores de projeto (cor, limpeza, piso e decoração) e fatores sociais (atendimento) todos esses influenciam a percepção de qualidade da mercadoria e serviço, formando assim a imagem que o consumidor tem da loja.
Sobre o layout observa-se que é um elemento que irá impactar na percepção inicial do consumidor, como a apresentação interna e a exposição de produtos, esses pontos diminuem o tempo de busca do cliente, aumenta a eficiência, a consistência e a confiabilidade do serviço além de facilitar a orientação do consumidor, nota-se para os consumidores menos leais esse elemento não tem tanta importância, mas para os consumidores mais reais esse elemento e de alta importância.
Sortimento refere-se ao mix de produtos, envolvendo