Resenha do artigo Caracterização físico-química e dielétrica de óleos biodegradáveis para transformadores elétricos.
455 palavras
2 páginas
O artigo “Caracterização físico-química e dielétrica de óleos biodegradáveis para transformadores elétricos” apresentado por Claudia R. Silva, Maria W. N. C. Carvalho, Líbia de S. Conrado, Marcus V. L. Fook e Krsthianna P. dos S. Leite tem como objetivo propor o uso de óleos de outras matérias primas para utilização nos transformadores.Para os autores os transformadores podem ser classificados como um dos equipamentos mais importante na conversão e distribuição de energia elétrica, tal classificação se dá pelo fato do mesmo está presente desde a planta geradora, onde eleva a tensão para níveis adequados para atingir as distancias desejáveis até a distribuição dessa energia, onde a tensão é reduzida para a tensão própria para o consumo residencial.
O artigo apresenta que para o funcionamento do transformador é necessário a utilização de um óleo que irá isolar os circuitos elétricos magnéticos e refrigerar o transformador. O óleo mais comum utilizado nos transformadores são os óleos minerais que tem como fonte o petróleo, isso devido a sua ampla disponibilidade e baixo custo.
Como apresentado no artigo desde 1990 devido a escassez do petróleo as grandes companhias mundiais do setor elétrico passaram a investigar alternativas para substituição do óleo mineral, foi estudado os óleos de algodão, babaçu, girassol, milho e soja, foram analisados o potencial dos óleos como fluido dielétrico. Foi apresentado que todos os óleos apresentaram cor clara e foram isentos de materiais de suspensão. Segundo os autores a observação do aspecto visual do óleo é item importante para fins de isolamento elétrico.
Os óleos vegetais estudados no artigo apresentaram acidez superior ao limite estabelecido na NBR 15422 (ABNT 2006c). Segundo os autores após esta constatação foi realizado a neutralização de 1L de cada amostra de óleo, por meio do tratamento com solução de hidróxido de sódio, após a neutralização as caracterizações físico-químicas e dielétricas foram novamente verificadas,