Resenha, desenvolvimento regional: conhecimentos, cooperação e competitividade.
Medeiros, Rodrigo Loureiro et al. Leituras em Economia e Administração. 1. Ed. São Mateus: Opção, 2008. 150 p.
Wilson Alves de Araújo, natural do Rio de Janeiro, é mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes (UCAM), especialista em Docência Superior pela Faculdade do Sul da Bahia (FASB) e Graduado em Licenciatura Plena em Economia pela Faculdade de Formação Profissional Integrada (FACEN). Autor do livro Desenvolvimento Econômico e Arranjo Produtivo Local: uma relação necessária, e organizador do livro Leituras em Economia e Administração. Tem artigos publicados em periódicos científicos, a exemplo revista Mosaicum.
Essa é uma resenha da obra citada em referência, que abordará assuntos relacionados ao desenvolvimento regional. Dividimos o capitulo em questão em partes, subtítulos,para auxiliar o entendimento.
A primeira parte vem demonstrando como a economia vem sendo influenciada desde a década de 1970. A inflação ganhou forças para atormentar a economia brasileira pelos 20 anos seguintes, os índices elevados de aumentos de preços disseminaram um clima de instabilidade entre todos os segmentos da sociedade, choques de petróleo, são alguns exemplos.
O Brasil sofreu diversas modificações nesse período, como o fim do processo de substituições de importações e a redução do papel do Estado na economia. A partir de 90, iniciando-se as privatizações o endividamento da divida pública elevou-se fazendo o Estado a elevar a carga tributária sufocando empreendimentos.
Na transição do século XX para o XXI, notou-se que o desenvolvimento não acontece tão rapidamente, sendo necessárias iniciativas estruturadas e políticas favoráveis para que ocorra.
Globalização vem sendo discutida cada vez mais, num mundo em que o financeiro e a produção estão interligados, trazendo consigo teorias entre crescimento e desenvolvimento.
A segunda e terceira parte da resenha nos trás ideias relacionadas a crescimento. Na visão economista, crescimento é