Resenha de O Infame Comércio – Propostas e experiências no final do tráfico de africanos para o Brasil (1800-1850)
Conciliando Interesses Internos e Externos
PARTE I
Obra:
O Infame Comércio – Propostas e experiências no final do tráfico de africanos para o Brasil (1800-1850)
Autor:
Jaime Rodrigues
Contextualização da obra:
- Editora: Editora da Unicamp
- Edição: 1ª Edição
- Ano de publicação: 2000
- Número de páginas: 238
Texto:
Leitura dos capítulos 2 e 3 (p. 69-125).
Contextualização do autor:
- Formação: Graduação e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (USP) em 1988, mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1994, doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2000, pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) em 2007.
- Áreas de atuação: História moderna e contemporânea, História do Brasil (Império e Colônia), História da África, patrimônio histórico.
Resumo:
Nesta obra o autor busca relacionar dentro do período de 1800 a 1850 aproximadamente, as mudanças que ocorriam na estrutura escravista brasileira, buscando desmitificar os porquês das mudanças da época, e a posterior alforria dos escravos. É importante notar, pois que a obra serve para problematizar algumas certezas que teríamos da história brasileira, como, por exemplo, que a nossa libertação dos escravos deu-se basicamente por interesse internacional britânico. É, pois traçando um quadro social e econômico daqueles que dominavam o país a época que Jaime Rodrigues nos permite entender tal momento histórico brasileiro, e as mudanças em questão.
Palavras Chave: Escravidão, História Brasileira,
Fontes para o Estudo:
Os autores buscaram respaldo em suas obras em escritores da época, assim como cartas diplomáticas entre a Inglaterra e o Brasil e declarações políticas. É importante notar que estão destacados apenas aqueles que participavam da vida política, ou seja, uma elite Brasileira pautada na agricultura, intelectualmente formada pelo