Resenha de “o-ciber-anúncio”
Paula Renata Camargo de Jesus
Resumo: Este trabalho tem como proposta verificar a linguagem publicitária utilizada na internet. Conhecidos como inovadores ou em fase de experimentação, os diversos formatos de propaganda virtual: half-banner, full-banner, pop-up e outros, têm despertado a atenção não apenas do usuário da rede, mas de publicitários e pesquisadores da área de
Comunicação. Esses anúncios têm um aspecto interessante quanto à criação e interatividade, por serem rápidos, constituídos de imagens e palavras em movimento e cada vez mais utilizados. São adotados aqui como “ciber-anúncios” e serão analisados como importante instrumento persuasivo e estratégico da publicidade e propaganda.
Palavras-chave: publicidade; linguagem; internet.
Para analisar melhor o papel do “ciber-anúncio”, há de se compreender a relação entre linguagem visual e linguagem verbal, ou seja, a importância das imagens e das palavras. Imagem tem sido objeto de estudo interdisciplinar. Há investigações da imagem na história da arte, em teorias antropológicas e sociológicas, nos meios de comunicação de massa e nas campanhas publicitárias. “Imagens têm sido meios de expressão da cultura humana desde as pinturas pré-históricas das cavernas, milênios antes do aparecimento do registro da palavra pela escritura.” (SANTAELLA e WINFRIED, 1998, p 13).
Imagens ainda podem ser analisadas em domínios visuais: desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, representando objetos materiais, fazendo parte do ambiente visual ou em domínio imaterial: visões, fantasias, em geral como representações mentais.
Na vida cotidiana, as imagens vêm se proliferando rapidamente através da mídia de massa: na televisão com seus efeitos virtuais, em revistas, jornais e nos outdoors, esses com seus cartazes gigantes causando grande impacto visual nas ruas e avenidas das cidades e estradas (JOLY, 1996, p 23).
E agora, em tempos de uma linguagem