Economia suecia
SUÉCIA
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
AGOSTO/2012
ANE CAROLINE DE OLIVEIRA E SILVA
GISELE MARIA TOCHA
RUBIANE STANISKI DE SOUZA DE ARAUJO
SELMA APARECIDA DE MELO
THANY CRISTINA MARAFIGO
SUÉCIA
Trabalho de Economia, sobre o país Suécia.
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
AGOSTO/2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
HISTÓRIA 5
ECONOMIA 13
CARACTERÍSTICAS 18
CURIOSIDADES 29
CONCLUSÃO 33
REFERÊNCIAS 34
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar todas as informações relevantes sobre o país Suécia.
A Suécia oficialmente Reino da Suécia, é um país nórdico, localizado na Península Escandinava na Europa Setentrional.
A Suécia divide fronteiras terrestres com a Noruega, a oeste, e com a Finlândia, a nordeste, além de estar ligada à Dinamarca através da Ponte do Øresund, no sul.
A Suécia é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo e é uma economia altamente desenvolvida. O país ocupa o quarto lugar do mundo no Índice de democracia, feito pela revista inglesa "The Economist", e o sétimo lugar no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. O país é membro da União Europeia desde 1 de Janeiro de 1995 e também é membro da OCDE.
A Suécia emergiu como um país independente e unificado durante a Idade Média. No século XVII o país expandiu seus territórios para formar o Império Sueco. A maior parte dos territórios conquistados fora da Península Escandinava foi perdida durante os séculos XVIII e XIX. A metade oriental da Suécia, o que hoje é a Finlândia, foi perdida para a Rússia em 1809. A última guerra na qual a Suécia esteve diretamente envolvida foi em 1814, quando a Suécia forçou por meios militares a Noruega