Resenha de uma revista cientifica
Priscilla Sâmea Leite Gonzalez
Karina de Oliveira Calheiros é graduanda em ciência e tecnologia de alimentos, Departamento de Agroindústrias, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura ”Luiz Queiroz”- ESALQ, Universidade de São Paulo-USP, E-mail: kaoka2@ig.com.br e Solange Guidolin Cannitti-Brazaca é graduanda em Ciência e Tecnologia em Alimentos, departamento de agroindústria, alimentos e nutrição da escola superior de agricultura ”Luiz Queiroz”- ESALQ, Universidade de São Paulo-USP, CEP 13418-900, Piracicaba-SP, E-mail: sgcbraza@esalq.usp.br.
As autoras falam de como a alimentação na idade mais avançada da vida e importante e que com a ajuda de alguns alimentos de baixo custo a alimentação dos idosos pode se torna mais saudável, isso com a ajuda de pesquisas e estudos formulando esses alimentos, tornando mais ricos e nutritivos. Diversos fatores contribuem para o aumento da desnutrição dos idosos, e atender as necessidades desses idosos é um desafio. A mobilidade do individuo diminui com o passar dos anos e muitas doenças aparecem com isso os formuladores analisam assim sua alimentação.
Indivíduos com mais de sessenta e cinco anos de idade formam uma parcela crescente da população brasileira o que causa um grande impacto nos sistemas de cuidados crônicos e de longa permanência. Grande parte dessa população tem a saúde debilitada com grande carência de proteínas e carboidratos. Essas alterações estão ligadas principalmente por alterações fisiológicas do envelhecimento, condições econômicas e presença de doenças.
Uma avaliação se faz necessária ao elaborar qualquer plano de terapia nutricional. Vários estudos estão sendo realizados com base em suplementos