Resenha de Curcuma longa
“As condições ecológicas de cultivo de Açafrão (Curcuma longa)”.
A CULTURA DO AÇAFRÃO EM MARA ROSA (GO): COOPERAÇAFRÃO (2003-2011)
Trabalho de Eunice de Faria apresentado a PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS em 2012.
Tese de Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável.
O presente trabalho relata a experiência de 8 anos da cooperativa de açafrão (COOPERAÇAFRÃO), área considerada como a capital do açafrão por responder por 90% da produção nacional com mais de 300 produtores trabalhando sob a forma de agricultura familiar no município de Mara Rosa em Goiás, a região detém um antigo nome de Amaro Leite em homenagem ao Bandeirante que sitiou a área e plantava o Açafrão para demarcar as minas de ouro, além de servir como alimento para os escravos, a planta foi introduzida no séc. XVIII como agricultura de subsistência.
As altitudes do município de Mara Rosa variam de 254 m a 846 m, essas altitudes são indicadas para o cultivo de fruticultura, grãos e hortaliças, entretanto o principal cultivo é do açafrão que se mantém, porém desenvolve bem em altitudes de até 1500 m. Essa cultura requer temperatura media anual superior a 21ºC e precipitação pluvial mínima de 1.500 mm, prefere clima tropical e subtropical quente e úmido. Sendo o clima de Mara Rosa (GO) o Tropical semiúmido, fatores como a altitude, a pluviosidade, a rede hidrográfica, os tipos de solos aliados aos fatores sociais e econômicos contribuem para que a cultura do açafrão se destaque como predominante na região.
Sendo o clima tropical semiúmido, com duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa (Classificação de Koppen-Geiger: Aw). Uma com altos índices pluviométricos (outubro a abril), onde ocorrem 95% das precipitações anuais e outra com baixos índices pluviométricos (maio a setembro). Em maio (durante o fim das chuvas e começo da seca) os agricultores iniciam a colheita do açafrão que se prolonga até o início das chuvas, em seguida começam o plantio