RESENHA DE ARTIGO DE LUTAS
ANDRÉ LUÍS MAIA DA SILVA MATRÍCULA: 14201110
RIO DE JANEIRO/RJ, 07 DE SETEMBRO DE 2015
FERREIRA.S.H, Mestre em Educação em Saúde – Universidade de Fortaleza,Professor Ms. da Disciplina Lutas da Universidade Estadual do Ceará, Faixa Preta de Karate 4º grau. A UTILIZAÇÃO DAS LUTAS COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Segundo o autor, Heraldo Simões Ferreira, mestre da disciplina de luta da Universidade federal do Ceará, a prática da luta na iniciação esportiva trabalhada na escola vai apresentar diversos valores para a contribuição e desenvolvimento pleno do cidadão. A educação Física escolar deve ensinar a luta de forma a estimular nestas crianças o aprendizado através da problematização e da própria curiosidade dos alunos.
Podemos observar que corriqueiramente encontramos crianças brincando no horário do intervalo com referência em alguma luta, seja por essa ser apresentada através de seu personagem predileto da TV ou um ídolo das figurinhas, ao observarmos tais brincadeiras, poderemos usá-las como gancho para a estimulação das aulas de luta na escola.
O autor enfoca que nas lutas não se deve meramente trabalhar técnicas sistematizadas, ele cita inclusive o caratê e judô como exemplo de sistematização. Segundo o autor, outras maneiras devem ser consideradas como iniciação a lutas na escola, o braço de ferro, o cabo de guerra, técnicas de empurrar, puxar, deslocar o parceiro do local são algumas formas de estimular a luta nas aulas de educação física.
O autor cita os PCNS com o um indicador de como se deve trabalhar a luta nas aulas de educação física escolar, através destes indicadores, as aulas devem abranger os aspectos históricos e sociais das lutas. Segundo o autor, uma situação que pode contribuir para o declínio do professor de educação física na escola em relação a não querer trabalhar a luta , seria a falta de preparo e conhecimento em lutas, essa é uma visão dos profissionais que não aplicam estas aulas.
A falta de