Resenha da segunda guerra mundial
Os maiores motivos para o inicio da segunda guerra mundial foi o surgimento de governos com objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha também surgiu o nazismo, comandado por Hitler, que queria expandir o território alemão. E na Itália crescia o Partido Fascista.
No ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. E com as alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (Inglaterra, União Soviética, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
O período de 1939 à 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, que conquistaram várias terras. De 1941 foram decretadas as derrotas do Eixo, iniciada com as perdas sofridas pelos alemães pelo inverno russo, rigoroso.
O Brasil participou da guerra, e os cerca de 25 mil soldados brasileiros enviados à Itália, conquistaram a região de Monte Cassino, somando uma importante vitória aos Aliados.
Este conflito que começou no ano de 1939 só terminou no ano de 1945, quando a Alemanha e a Itália se renderam. O Japão, que foi o ultimo a assinar o contrato de rendição, ainda sofreu um ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre algumas cidades.
Com o final da Segunda Guerra Mundial, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), que busca manter a paz entre as nações. Inicia-se também neste período a Guerra Fria, onde os Estados Unidos e a União Soviética disputam a hegemonia militar, econômica e politica no mundo. Iniciou-se em 1947 e estendeu-se até 1991. Foi uma intensa guerra econômica, diplomática e tecnológica. Formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que defendia os países capitalistas, era liderada pelos Estados Unidos, e tinha como países membros o Canadá, Itália, Inglaterra, França, Alemanha Ocidental, Suécia, entre outros. O Pacto de Varsóvia era