resenha crítica
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
PRIMEIROS SOCORROS APLICADOS A EDUCAÇÃO FÍSICA
RESENHA CRÍTICA
Docente:
Discente:
Natal, 2014.1
RESENHA CRÍTICA
O objetivo deste artigo foi de avaliar 20 pacientes que sofreram acidentes oculares durante a realização de atividade física e foram atendidos no ambulatório do Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC).
Foi visto que na maioria dos casos os acidentes ocorriam no futebol (50%) e voleibol (10%), com a bola sendo o principal agente do trauma.
O artigo foi muito coerente ao citar os riscos que sofrem as pessoas que praticam atividade física com óculos que podem quebrar sendo necessário o uso de lentes de contato.
Este artigo poderia ser realizado com um número maior de pessoas, ficou resumido ao numero de 20 pessoas que é algo mínimo considerando a população do estado de Santa Catarina.
Sabemos que infelizmente no Brasil estudos relacionados a esses tipos de acidentes não são comuns e precisam de uma maior atenção das pesquisas para obtenção de maiores informações.
Um ponto falho no presente artigo é a citação de que existem meios de se prevenir algumas lesões, porém não deram exemplos mostrando de que forma esses acidentes oculares poderiam ser evitados, que meios poderiam ser utilizados na prevenção. A responsabilidade na prevenção dos diversos traumas oculares na prática do esporte é ampla. O atleta, o treinador, o fabricante de material esportivo, o oftalmologista e o médico do esporte, todos tem responsabilidade e devem educar corretamente a população sobre a prevenção de acidentes oculares nos esportes.
REFERÊNCIAS: Acidentes oculares nas atividades esportivas
Augusto Adam Netto1, Mateus Astolfi2, Igor Kunze Rodrigues2, Roberta Neumaier2,