Resenha crítica
Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 14, n° 3, p. 206-211, 2004.
O artigo aqui discutido trata de um estudo sobre os aditivos aplicados em polímeros de embalagens de PET transparentes utilizada na armazenagem e conservação dos óleos comestíveis. O como objetivo é avaliar a barreira à luz de embalagens de PET disponíveis no mercado brasileiro utilizados para o acondicionamento de óleo comestível por meio da obtenção de espectros de transmissão de luz especular no UV – Visível.
As embalagens foram submetidas a ensaios analíticos com a finalidade de identificação e quantificação do aditivo utilizado. Os aditivos utilizados foram relacionados quanto à restrição de uso e limites de composição estabelecidos pela Resolução 105 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. A importância deste artigo se deve ao fato de que atualmente é utilizada em grande escala este tipo de embalagem para armazenagem e conservação dos óleos comestíveis e uma embalagem de má qualidade causa deterioração do óleo vegetal através da foto-oxidação encurtando a vida de prateleira do produto e trazendo consequências como o escurecimento do produto e alteração do aroma e do sabor.
Na primeira página do artigo temos o resumo e o início da introdução que se estende até quase o fim da segunda página. No fim da segunda página começa a parte experimental da pesquisa onde são explicados os materiais e reagentes usados. No fim da terceira página inicia a explicação do método usado na pesquisa e, ainda na terceira página, inicia os resultados obtidos, referenciados, inclusive, por gráficos, e as discussões sobre esses resultados que se estende até a quinta página. Na quinta página estão as conclusões do autor e é finalizada na sexta página juntamente com os agradecimentos e as referências bibliográficas.
Na introdução, o autor trata sobre a demanda