Resenha crítica
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES CURSO DE MBA EM GESTÃO PÚBLICA
Resenha Crítica
O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica
Francisca Djanice de Medeiros Lima
Goiânia/GO Setembro/2012
1
RESENHA CRÍTICA
ALDAY, HERNAN E. CONTRERAS. O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica. In: Rev. FAE, v.3, n.2, p.0-16. Curitiba, maio/agosto 2000.
1) CREDENCIAIS E OBJETIVOS DA AUTORIA Hernan E. Contreras Alday é Engenheiro Mecânico, Mestrando em Administração e Direção de Empresas pela ESADE, Barcelona – Espanha. É também professor das disciplinas de Planejamento Estratégico e Administração Mercadológica na FAE e professor orientador de projetos no CDE da FAE. O objetivo principal da obra em análise é destacar a importância do Planejamento Estratégico dentro do processo de Administração Estratégica, colocando-o como uma ferramenta útil para a gestão das organizações.
2) RESUMO DA OBRA
Hernan inicia sua argumentação destacando a importância da utilização do Planejamento Estratégico para todos os tipos de organizações, quer sejam empresas pequenas, médias e grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidade lucrativa, etc., uma vez que a finalidade principal de sua utilização é chamar a atenção da alta administração para as medidas positivas que a empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente. Para consolidar essa tese o autor nos chama atenção para o fato de que os ambientes econômico, social, tecnológico e político das empresas mudam com surpreendente rapidez, sendo o Planejamento Estratégico uma técnica comprovada para que as mesmas consigam ajustar-se à conjuntura com inteligência, pois só assim poderão crescer e progredir. A seguir são feitas importantes distinções entre a metodologia do Planejamento a Longo Prazo e a metodologia do Planejamento Estratégico e entre os Planejamentos Estratégicos, Táticos e Operacionais.