RESENHA CRÍTICA
LICENCIATURA EM HISTÓRIA – EAD
DISCIPLINA: HISTORIOGRAFIA
ANA CRISTINA FERNANDES DOS SANTOS
HERESIAS NA IDADE MÉDIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS FONTES E DISCUSSÃO HISTORIOGRÁFICA
Salvador
2011
ANA CRISTINA FERNANDES DOS SANTOS
HERESIAS NA IDADE MÉDIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS FONTES E DISCUSSÃO HISTORIOGRÁFICA
Resenha apresentada ao Curso de História, da Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC - EAD, como requisito parcial para o processo de avaliação, sob a orientação e tutoria do professor Francisco Mota.
Salvador
2011
BARROS, José D’Assunção. Heresias na idade média: considerações sobre as fontes e discussão historiográfica. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano II, n. 6, Fev. 2010.
José D’Assunção Barros é historiador e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como professor nos cursos de Graduação e Mestrado em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e no Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Tem escrito livros e artigos relacionados aos campos da História, da Musicologia e da Arte. Além da formação em História, também possui formação em Música.
O texto em questão reflete sobre o conceito de “heresia” desde os antigos, acompanhando seu desenvolvimento no decurso da história medieval. Enfatizando os últimos períodos da Idade Média, procede-se a uma apresentação das fontes medievais relacionadas às heresias e sua repressão sob a égide da Igreja Cristã do ocidente, seguindo-se uma discussão final sobre as heresias ao fim da Idade Média.
A primeira parte, fala sobre as proposições iniciais, onde começa com o significado da palavra heresia. Diz que Heresias, na sua origem, eram divergências que se estabeleceram no próprio seio do Cristianismo por oposição a um pensamento eclesiástico que tivera sucesso em se fazer