Resenha crítica a vida de David Gale
Resenha Crítica do Filme A Vida De David Gale O filme A vida de David Gale tem como temática central tratar do sistema prisional dos Estados Unidos, notadamente no estado do Texas onde se é concebido a pena de morte como uma punição formalizada pelo estado através do seu jus puniendi.
O protagonista da história, David Gale, é um renomado professor de filosofia em uma universidade americana. O personagem tem uma carga ideológica bastante disseminada na região, tendo inúmeros seguidores dos seus ideário revolucionário, notadamente na seara do sistema prisional vigente. Gale alega que a pena de morte é um ato ilícito e fora dos padrões dos direitos humanos. O professor acredita que a pena de morte não concebe a ressocialização do indivíduo, logo que a mesma almeja a sua extinção da sociedade, sendo esse individuo um elemento periculoso ao convívio social.
A presunção da inocência, um fundamento do direito moderno, não é garantida pelo Estado norte americano, no contexto no filme, como se preceitua o ordenamento jurídico que versa in dubio pro réu. Faço a seguinte indagação: Será que essa máxima está sendo utilizada nos países que tem a pena de morte como ato legal e formalizado? Contudo, trago a ideia de VOLTAIRE que diz: “É melhor correr o risco de salvar um homem culpado, do que condenar um inocente”.
Se compararmos a realidade norte americana com a brasileira podemos perceber que no Brasil não se é admitida a pena de morte como punição formalizada pelo estado. No que tange atos falhos por parte da justiça, não é muito difícil vislumbrarmos a condenação de pessoas inocentes, notadamente de baixo poder aquisitivo. Essas pessoas são usadas com a finalidade de promover uma falsa instauração de segurança na sociedade. O objetivo passa a ser encontrar um culpado para determinado delito, independente de quem está sendo cerceado de sua liberdade.
David Gale é acusado de assassinato e estupro de uma colega que com ele fazia