Resenha crítica: "a construção do conhecimento sobre a escrita"
No início do texto as autoras mostram uma pesquisa feita com uma criança de cinco anos que começa a escrever seu nome. Essa pesquisa mostra a evolução do conhecimento da menina acerca do seu próprio nome. Esse processo de conhecimento da leitura e da escrita apresenta uma regularidade em geral em todas as crianças. Segue abaixo os quatro itens:
1- A criança constroí hipóteses, resolve problemas e elabora conceituações sobre o escrito.
2- Essas hipóteses se desenvolvem quando as crianças interagem com o material escrito e com leitores e escritores que dão informação e interpretam esse material escrito.
3- As hipótese sue as crianças desenvolvem constituiem respostas a verdadeiros problemas conceituais. semelhantes aos que os seres humanos se colocaram ao longo da história da escrita ( e não apenas problemas infantis, no sentido de respostas idiossincráticas ou de erros conceituais dignos de serem corrigidos para dar lugar à aprendizagem normativa).
4- O desenvolvimento de hipóteses ocorre por reconstruções ( em outro nível) de conhecimentos anteriores, dando lugar a novas construções ( assim acontece, por exemplo, com o conhecimento sobre as palavras, as expressões da linguagem, a forma e o significado do signo).
Antes mesmo de compreender a funcionalidade do sistema alfabético a criança consegue distinguir o desenho da escrita. E a partir disso, começa a elaborar hipóteses pois, já reconhecem as marcas gráficas que "são para ler" e a partir disso começam a fazer a combinação e a distribuição das letras.
É a partir desse momento que a criança começa a distinguir entre textos que tem muitas e poucas letras. E começam a diferenciar os textos que podem ou não podem ser lidos. Por exemplo: os textos que são