Resenha Crítica sobre o livro O homem a procura de si mesmo
Professora: Daniely Lorenzon
Aluno: Marcelo da Silva Dal’Col
Período: 5º PSI A, 1º semestre 2014.
Referência: MAY, Rollo: O homem à procura de si mesmo. São Paulo, 2002. Ed. Vozes
O recurso literário utilizado “O homem à procura de si mesmo” Trata de forma bem clara assuntos sobre a ansiedade e o sentimento do ser só do homem contemporâneo, os valores, costumes a ausência de senso do self, sua redefinição, com a autoconsciência e investimento, na busca de o ser humano se tornar independente e alcançar objetivos para a execução de sua liberdade, algo que está dentro de si, força interna, capacidade criadora, autonomia para conseguir observar a verdade e integrar ao seu tempo.
A segunda parte do livro aborda sobre a redefinição do self, onde o indivíduo deve fazer um investimento por ela própria e para ela, resgatando assim sua identidade como pessoa humana e assim sendo se tornar pessoa humana. A autoconsciência que colabora para procurar a sua própria força interna, onde o ser contempla sua história e seu desenvolvimento, dessa forma a autoconsciência é uma aptidão que enxerga a si próprio e senti empatia, organizando assim sua maneira de agir.
A capacidade de amar o outro, cultivar sentimentos éticos, afirmar veracidades, exaltar e reproduzir a beleza, priorizar ideias, é o que leva a pessoa se auto realizar mediante suas potencialidades.
O self torna o ser independente, onde a pessoa sai do seu estado de dependência, principalmente dos pais. O ser adulto tem o selfhood, ou seja, uma retrospectiva da própria vida para analisar onde falhou na busca do seu eu. Sendo nos relacionamentos interpessoais que o ego torna-se self, dependendo simplesmente dos reflexos do contexto social ao qual está inserido.
Geralmente ocorre situações com as citadas acima quando há um modelo especial de conformidade que pode acabar com o selfhood, seguindo a risca paradigmas, onde a pessoa se torna estimada. Portanto diante disso a