Resenha Crítica Revista Nova Escola
Tiara Soriano A reportagem trata do tema alfabetização, leitura e sistema alfabético de escrita trazendo como objetivo principal a leitura antes de saber ler convencionalmente direcionada aos alunos do 1° e 2° anos do ensino fundamental.
Num primeiro momento, a reportagem descreve de que forma o docente pode criar momentos para que os alunos reflitam sobre a língua escrita desafiando-os para que possam se apropriar do sistema alfabético, mesmo sem saber ler convencionalmente. A atividade sugerida por uma formadora de professores e professoras para atender esse objetivo é a leitura de listas de títulos de histórias conhecidas da literatura. De acordo com ela os títulos fornecem um contexto didático para que o aluno se sinta capaz de fazer a leitura, segundo ela como os títulos são formados geralmente por mais de uma palavra o grau de dificuldade vai aumentando. Mas os alunos já devem antes ter tido contato com as obras, ter folheado diversas vezes os livros, para que assim possam ativar um repertório que os ajude a relacionar hipóteses.
Um dos pontos abordados pela reportagem é sobre o planejamento, pois as situações de aprendizagem em uma sala de alfabetização assim como em outras devem ser bem pensadas pelo docente, refletindo sobre quais desafios serão propostos naquele momento, para que os alunos possam avançar em suas hipóteses de leitura. Posteriormente a reportagem traz algumas dicas de como este processo pode ser realizado, uma delas é que a lista contenha apenas os títulos e não ilustrações da história, pois o foco é a leitura e não a interpretação de imagens, outra recomendação é em relação ao número de itens apresentados, onde não é a quantidade de títulos que é desafiadora e sim a qualidade do que for proposto. Em uma das atividades propostas o professor pede que o aluno encontre determinado título sendo que ele deverá