Resenha Crítica Relatório de avaliação das ações do SUAS
Gestão Social: Políticas Sociais, Redes e Defesa de Direito
Hellen Brito Lopes
Resenha Crítica
Relatório de avaliação das ações do SUAS
Palmas
2014
O presente documento, relatório de avaliação do SUAS (sistema único de assistência social) do exercício de 2010. Trata-se de uma avaliação qualitativa acerca das ações programáticas da Política Estadual de Assistência Social, executadas pela Secretaria de Estados do Trabalho, Emprego e Promoção Social - SETP, por meio do Departamento de Assistência Social - da instância gestora no âmbito do Estado do Paraná.
Conforme o relatório os municípios monitorado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e SETP que apresentaram situações insatisfatórias, nesses municípios foram utilizados indicadores socioeconômicos, destarte nos municípios com indicadores socioeconômicos agravados implantou o CRAS, para ampliar o acesso das famílias aos direitos e renda, e processar para o mundo do trabalho.
Seguindo a diante no relatório, o critério de avaliação utilizado foi Cadastro Geral de Entidades e Monitoramento da Habilitação e do Nível de Gestão dos Municípios, Funcionamento dos CRAS e CREAS; avaliação dos programas federais de Assistência Social e de transferência de renda com apoio técnico aos municípios através dos escritórios regionais.
O critério de avaliação visa melhorar os indicadores sociais onde ele foi implantado, percebe-se que ao implantar o critério de avaliação citado, se deparam com algumas dificuldades precisando em alguns municípios de parceria se as dificuldades não foram sanadas porque a entidade que havia se colocado a disposição recuou e outro ponto de dificuldade verificado no relatório e que é comum no Brasil é tentar implantar algum projeto em ano eleitoral.
Destarte percebe-se que a burocracia impede que projetos interessantes sejam executado com sucesso como é o caso do SUAS.
O