Resenha Crítica Prata da Casa
Autor (es) Paulo Ricardo Mubarack
PALAVRAS-CHAVES DO TEXTO
Reconhecimento Oportunidade Crescimento Potencial
DESCRIÇÃO DO ASSUNTO
Se existir um incentivo por parte do empregador, o empregado se sente estimulado a ampliar seus conhecimentos e retribuir com a melhoria da qualidade do serviço que executa.
APRECIAÇÃO CRÍTICA DO TEXTO
Valorizar a prata da casa é um mecanismo que desperta nos operários um sentimento de comprometimento para com a empresa. Uma empresa que não se conhece está desperdiçando capital intelectual, chances de crescimento e de valorização do seu quadro funcional.
Dessa maneira, a organização perde a oportunidade de conhecer a formação, o interesse e o potencial dos seus funcionários, deixando-os de adequá-los em serviços ou setores onde seu perfil pessoal e profissional possa apresentar maior desempenho técnico e satisfação pessoal, com possibilidades de desenvolvimento na carreira interna da empresa e prestar assessoramento em projetos ou trabalhos específicos.
Estamos em um rumo muito perigoso onde vamos dar as melhores posições para estrangeiros cuja especialização foi paga pelas empresas lá fora e para nós brasileiros, sobrará a limpeza das latrinas.
Talvez as empresas não consigam enxergar que funcionários que percebem que a empresa não investe em treinamento é uma empresa que não vale à pena permanecer.
Quem sabe, no futuro, descobrirão que as soluções para a maioria dos problemas enfrentados pelas empresas passam pelo gerenciamento do seu quadro de pessoal e pelo conhecimento e valorização do seu maior bem, os funcionários. Lembre-se: "Nem sempre o pomar do vizinho é melhor que o seu".
PARALELO COM A REALIDADE DE UMA EMPRESA
Estamos vivemos um “apagão” de investimentos nos profissionais. É uma maneira brasileira de corte de custos e agora estamos pagando por esta estratégia dos executivos.
Infelizmente muitos entendem que investir no funcionário é desperdiçar dinheiro, pois se treina