Resenha Crítica - Economia da água
Curso: Ciências Ambientais
Disciplina: Expressão oral e escrita
Professora: Elizabeth Lewis
Aluno: Jean Carlos da Silva
Resenha Crítica
DOWBOR, Ladislau: “Economia da água”. Em: DOWBOR, Ladislau, TAGNIN Renato Arnaldo (orgs.). Administrando a água como se fosse importante: gestão ambiental e sustentabilidade. – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005, p27-36.
O livro trata da problemática ambiental em torno da gestão da água e os desafios desse setor. Com um título irônico, o livro reflete sobre planos de políticas públicas e sistemas que ajudem a criar uma gestão sustentável desse recurso. No capítulo em questão, “Economia da Água”, Ladislau Dowbor, aborda a questão da economia e gestão de um dos recursos mais valiosos, se não o mais valioso de todo o planeta: a água. Nesse texto os autores destacam os aspectos negativos causados pela falta de estruturas bem organizadas na sua gestão, sejam operacionais, técnicos ou aparatos políticos. Com base em estudos e dados estatísticos, buscam sustentar suas argumentações e seu ponto de vista emergencial para o assunto, utilizando-se de linguagem de fácil compreensão o conteúdo se desenvolve de forma simples sem muitos aprofundamentos teóricos que acabariam trazendo uma complexidade indesejada ao conteúdo.
Ladislau Dowbor é um economista formado pela Universidade de Lausanne, Suíça e Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia. Sua principal área de atuação é no ensino e organização de sistemas de planejamento. Possui grande engajamento nas ações de políticas públicas.
Renato Arnaldo Tagnin possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas e tem mestrado em Engenharia Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É consultor, principalmente, na área de gestão de recursos hídricos.
No capítulo os autores contextualizam e apresentam o tema no primeiro e segundo parágrafos. De forma