Resenha crítica do texto: a queda dos iluminados de hebreus 6:4-6
CURSO DE TEOLOGIA COM CONCENTRAÇÃO EM MISSIOLOGIA
Marcos Aurélio Pereira Caetano
resenha crítica do texto: a queda dos iluminados de hebreus 6:4-6
jOÃO PESSOA-PB
2012
Marcos Aurélio Pereira Caetano
resenha crítica do texto: a queda dos iluminados de hebreus 6:4-6
Trabalho apresentado ao Instituto Bíblico Betel Brasileiro como parte da disciplina Análise em Hebreus, ministrada pela Prof. Hamilton Medeiros.
jOÃO PESSOA-PB
2012
BEZERRIL, Moisés C. A Queda dos Iluminados de Hebreus 6:4-6. Artigo baseado no pensamento de João Calvino e Matthew Poole.
Bezerril discorre neste artigo sobre um texto polêmico da Bíblia, a queda dos iluminados relatada em Hebreus capítulo 6. O autor escreve este artigo para esclarecer sobre a suficiência do sacrifício Vicário de Cristo, ele deixa claro sobre a queda dos hebreus e por que este fato era impossível de restauração ao fazer ponte com Gáltas 5.1-4, onde ele mostra que o pecado dos hebreus cristãos era a volta ao judaísmo mesmo depois de terem provado “o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro”. Por fim ele alcança seu propósito ao explicar sobre que tipo de pessoas eram essas que estavam apostatando da fé, ao fazer referência ao texto de Marcos 4:14-19, Bezerril faz um comparativo dos iluminados que caíram com a parábola do semeador. Nesta perspectiva os caídos seriam aqueles receberam a palavra, mas “não tinham raízes em si mesmos” (v. 17) e logo se afastaram da fé.
Um ponto forte do texto é o uso expressivo do grego para embasar sua opinião sobre a queda dos iluminados, ele traz a ideia original do texto, o sentido que o autor queria passar aos seus ouvintes originais. Um ponto negativo do artigo foi a falta de citação de outro autores para fundamentar sua ideia e dar mais credibilidade.
O autor não faz muitas citações de outros autores, apenas de Bruner e de algumas citações de