Resenha Crítica do livro: Fundamentos Gerais de Socologia de Reinaldo Dias
Reinaldo Dias, Sociólogo, mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. É professor do Mestrado em Turismo e Meio Ambiente do Centro Universitário UNA/MG. Foi professor e coordenador de cursos em várias instituições de ensino, entre as quais: Universidade Paulista( UNIP - Campinas ), Universidade São Francisco ( USF ), Unopec e Creupi. É autor de vários livros: Sociologia & Administração, Sociologia Aplicada ao Comercio Exterior, Cultura Organizacional e co-autor de Comercio Exterior: história, teorias e práticas e Fundamentos do Turismo entre outros, todos pela Editora Alínea.
O autor começa definindo e diferenciando as varias ciências que existem, como as ciências naturais definindo que são as disciplinas que buscam a compreensão do mundo natural- físico, biológico- utilizando método científico para encontrar padrões nas relações de causa e efeito dos fenômenos naturais. Como também Ele cita alguns campos das Ciências naturais divididos em campos de estudo como a química, a física, a biologia e outros. E também divide esses campos em campos de pesquisa menores.
Ele coloca em tema central os problemas, chama às reflexões, à responsabilidade e estabelece horizontes por padrões de pensamentos até então desconhecido para muitas pessoas. Reconstruir a realidade da disciplina dentro das ciências sociais, reconhecer a sociologia como uma afirmação cidadã e concretização do novo homem e das mudanças de um país.
O Autor também coloca a questão do `` fato social ``( pg. 28 ), apresentado por Durkheim, na forma como é pouco valorizado o fato social atualmente. É um ponto muito importante de se ressaltar, pois que o tema Fundamentos de Sociologia se ocupa dos principais conceitos da disciplina sem cair na tentação do tecnicismo, resgatando sua importância enquanto ciência e não como conhecimento auxiliar aos componentes curriculares