Resenha Crítica do artigo "Os agentes modeladores das cidades brasileiras no per odo colonial", de Pedro de Almeida Vasconcelos
1913 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIACENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
CURSO DE GEOGRAFIA - LICENCIATURA PLENA
GEOGRAFIA DO ESPAÇO URBANO
“OS AGENTES MODELADORES DAS CIDADES BRASILEIRAS NO PERÍODO COLONIAL” DE PEDRO DE ALMEIDA VASCONCELOS
RESENHA CRÍTICA
Gustavo Oliveira Kwiatkowski
Santa Maria, RS, Brasil
2015
1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
VASCONCELOS, P. A. Os agentes modeladores das cidades brasileiras no período colonial. Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, p. 247-278.
2. CREDENCIAIS DO AUTOR
Pedro de Almeida Vasconcelos é graduado em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestre em Urbanisme et Aménagement du Territoire - Université Catholique de Louvain, Ph.D em Geografia - University of Ottawa e pós-doutoramento na Université de Paris IV - Sorbonne. Professor Titular em Geografia da Universidade Federal da Bahia, e atualmente é professor do quadro permanente da Universidade Católica de Salvador, atuando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia. Atua na área de Geografia Histórica, Geografia Urbana e do Urbanismo. Autor de livros, capítulos de livros (um deles na obra A produção do espaço urbano, pela Editora Contexto) e artigos em publicações nacionais e internacionais. Outras obras de destaque do autor são:
VASCONCELOS, P. A. Questões metodológicas na geografia urbana histórica. Novos estudos de Geografia Urbana brasileira. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia,1999, p 191-201. _________ . Salvador: transformações e permanências (1549-1999). Editus, 2002.
_________ . A aplicação do conceito de segregação residencial ao contexto brasileiro na longa duração. Revista Cidades, v. 1, n. 2, 2004, p. 259-274. _________ . A cidade da Geografia no Brasil. Os caminhos da reflexão sobre a cidade e o urbano. São