Resenha Crítica da Obra: A ciência e arte de ser dirigente cap. 1 e 2
Autor da Obra: Ader Fernando Alves de Pádua
Discente : Thaynar Silva Brandão de Lima
Esta obra está voltada totalmente a função, ao processo e a desmistificação do que seria o processo gerencial. Em seu primeiro capitulo o autor trata o trabalho gerencial com toda a sua importância e estimando sua particularidade pelo fato de não se assimilar com nenhuma outra profissão sendo dessa forma como ele coloca um trabalho atípico. Por vezes ele nota a importância de enfatizar o que pessoas acham sobre a função gerencial e que eles tem uma ideia completamente erronia sobre o tema, colocando que a função gerencial para muitos é baseado totalmente em logica e racionalidade e no entanto a realidade nos mostra o contrário que é uma função imprevisível, fragmentada e desordenada que está sujeita como uma jogada de futebol a fatores condicionantes que neste caso seriam as políticas de coalizão de poder e perspectivas organizacionais.
Em seu segundo capitulo, O autor volta a visão para o conhecimento que a gerencia deve obter. O capitulo 2 traz uma ideia de equilíbrio que um gerente deve ter em relação ao conhecimento técnico e também formas de estimulo de sua mente para a busca de novos horizontes e uma relação harmônica. Neste capitulo tem-se um foco nas habilidades que deve-se adquirir para uma gerencia eficiente estas habilidades são envolvidas em 4 dimensões do aprendizado gerencial são elas: cognitiva, analítica, comportamental e habilidade de ação que juntas levam um indivíduo a adquirir novas formas de pensar e agir administrativamente. Para o exercício da função gerencial é necessário mais do que só conhecimento cotidiano e habilidades técnicas pessoais é uma mescla de tudo isso junto.
A forma com a qual este autor expõe suas ideias é clara e objetiva, ele consegue transmitir de forma simples o que na realidade não é nada fácil. Como o autor eu acredito que tem que existir o