IAS 31
Contabilidade Internacional
IAS 31 – Consolidação Proporcional
Mayra Azzini Reina
Priscila Mitie Yamamoto
INTRODUÇÃO
1. Objetivo
O objetivo desta norma é estabelecer princípios para o reporte financeiro por entidades que tenham interesses em negócios controlados em conjunto (negócios em conjunto).
Esta norma define controle conjunto e exige que a entidade que seja parte integrante de negócio em conjunto determine o tipo de negócio em conjunto com o qual está envolvida por meio da avaliação de seus direitos e obrigações e contabilize esses direitos e obrigações conforme esse tipo de negócio em conjunto.
2. Definição de termos
Este apêndice é parte integrante do Pronunciamento Técnico.
Negócio em conjunto
Acordo segundo o qual duas ou mais partes têm o controle conjunto.
Controle em conjunto
Compartilhamento, contratualmente convencionado, do controle de negócio, que existe somente quando decisões sobre as atividades relevantes exigem o consentimento unânime das partes que compartilham o controle. operação em conjunto
(joint operation)
Negócio em conjunto segundo o qual as partes que detêm o controle conjunto do negócio têm direitos sobre os ativos e obrigações pelos passivos relacionados ao negócio. operador em conjunto
(joint operator)
Parte integrante de operação em conjunto que detém o controle conjunto dessa operação em conjunto.
empreendimento controlado em conjunto (joint venture)
Negócio em conjunto segundo o qual as partes que detêm o controle conjunto do negócio têm direitos sobre os ativos líquidos do negócio em conjunto. empreendedor em conjunto (joint venturer)
Parte integrante de empreendimento controlado em conjunto (joint venture) que detém o controle conjunto desse empreendimento.
parte