Resenha critica
3° PERIODO – PEDAGOGIA
CLARA IRIS LEMOS NUNES
TRABALHO DE PRÁTICA PEDAGOGICA: RESENHA CRÍTICA: A FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE.
MARAVILA – Al 2014
CLARA IRIS LEMOS NUNES
TRABALHO DE PRÁTICA PEDAGOGICA: RESENHA CRÍTICA: A FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE.
Trabalho apresentado á disciplina: Prática Pedagógica, pelo IETC, ministrado pela professora Suzy.
MARAVILHA – AL 2014
A Formação e a profissionalização Docente
A formação de profissionais docentes vem ao longo dos anos passando por constantes modificações e ais modificações se da a partir da necessidade que a educação transparece. Nessa perspectiva ressaltamos que a formação continuada visa a melhoria das práticas que serão desenvolvidas no cotidiano escolar, além de levar o educador a inovar sua prática buscando novos conhecimentos e suportes que facilitam no seu trabalho docente.
Neste sentido, a educação é um processo de humanização e, como afirma Pimenta (2010), é um processo pelo qual os seres humanos são inseridos na sociedade.
Sendo assim entende-se que a formação do professor é fundamental na sua pratica educativa, onde sua profissionalização é aprimorada no dia-a-dia escolar, pois o mesmo trabalha com indivíduos que age diferente, pensam diferentes e assimilam de forma diferente, e cabe ao professor está preparado para atuar com as diversidades, pois ensinar não se limita apenas em transferir conteúdos curriculares e sim conhecer o aluno, suas limitações e deficiências.
A partir da escola nova, o professor deixou de ser o dono do saber e passou a ser o facilitador do conhecimento, dando ao aluno a oportunidade de torna-se um ser critico e reflexivo com sede de aprendizagem.
Para o docente ser capaz de aprimorar suas praticas se faz necessária uma formação de qualidade. Desse modo o investimento na formação torna-se ponto de partida para