RESENHA CRITICA
CURSO DE DIREITO – 7ª FASE NOTURNO
DISCIPLINA: FILOSOFIA
ACADÊMICO: GELSON BORTOLUZZI FERREIRA
REFLEXOS FILOSOFICOS EM KARL e MARX
SINTESE DO CONTEUDO
Karl Marx
Nascido em 1917, ano da Revolução Russa, é considerado por muitos o maior historiado inglês de esquerda, dedicando sua obra em grande parte ao socialismo e Marx. Iniciando pela pré-história do comunismo ele afirma que esse movimento não teria tido inicio com os filósofos da Antiguidade e sim com aqueles tidos como utópicos que partiam do pressuposto não de continuar um estudo já feito, mas elaborar uma nova pesquisa e trabalhar numa critica a própria sociedade. Apesar disso, não descarta a influencia da filosofia clássica nas idéias dos chamados socialistas utópicos que a partir de conceitos filosóficos e religiosos pensaram em mudanças de tradições, com uma reflexão sobre o comunismo primitivo no qual não havia a propriedade privada.
Havia um novo questionamento a partir do pensamento iluminista em que o homem além de seus direitos fundamentais também teria o direito à “busca da felicidade” por parte de Marx que atribuíam características do Iluminismo.
Ao partir da premissa que o movimento social moderno iniciou-se com a Revolução Francesa, descreve as obras e autores que acabaram por influenciar na ideologia criada por Marx no ramo da literatura socialista a partir da nova condição social que estava sendo vivida, a luta entre empregados e empregadores.
O advento da Revolução Industrial na Inglaterra só vem a acentuar essa nova situação social e o socialismo vem com a idéia de analisar essa nova realidade e criticá-la, a partir das mazelas do capitalismo.
Os utópicos abriram as portas para a critica a sociedade burguesa, mas possuíam grandes fragilidades em seus argumentos por não proporem, em muitos casos, como aplicar suas concepções na pratica, além de deficiências em suas teorias.
Com o tripé que serviu de fonte para o socialismo