Resenha critica
Nossa historia é constituída por uma questão de diversidade cultural, uma situação que todo brasileiro vivencia uma vez no mínimo em sua vida. Mas com o passar do tempo à situação foi mudando.
Na atualidade, mesmo com as mudanças ocorridas nos comportamentos de beleza e personalidade, os documentos relacionados com a educação brasileira, mostra que o Brasil é um país construído por diversidade cultural, pois as escolas brasileiras recebem alunos de diferentes origens étnico-raciais e de diferentes gêneros, e os conteúdos que são oferecidos pelos livros didáticos a também da própria escola, apresentam ainda o padrão do homem branco e heterossexual, esquecendo que hoje em dia é comum encontrar homem negro e homossexual.
Ana Célia (2005) afirma que os livros didáticos, nos currículos escolares e nas falas dos professores, ainda há uma invisibilidade ou a visibilidade subalterna de diversos grupos sociais, como os negros, os indígenas e as mulheres. O preconceito instituído e manifestado na prática pedagógica pode levar tais grupos a uma autorrejeição e rejeição ao seu grupo social, comprometendo os processos constitutivos de sua identidade.
Na formação docente, devemos ter bem claro o que é a diversidade cultural, sendo que não podemos apenas destacar o exercício de perceber diferenças, de tolerar o outro ser, devemos também, antes de tudo explicar como essa diferença é produzida e quais os métodos que podemos tomar mediante essas situações.
Para que haja uma ação pedagógica voltada realmente na diversidade cultural, deve-se ter como principio a política pedagógica curricular da identidade e da diferença, para assim poder questionar sobre a diferença e perceber também como ela é constituída.
Os professores que em sua ação pedagógica conseguem perceber os conceitos de gênero, raça, etnia, estão contribuindo para a constituição de uma diversidade cultural não mais