Resenha critica
CURSO DE PSICOLOGIA
PRATICAS INTEGRADAS IV
RESENHA CRÍTICA: CAP. 2 – POLÍTICA PUBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Manaus
2013
IONE LOPES DOS SANTOS Mat. Nº-12003521
PRATICAS INTEGRADAS IV
RESENHA CRÍTICA: CAP. 2 – POLÍTICA PUBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Manaus
2013
POLÍTICA PUBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A assistência social, o direito do cidadão e dever do estado, é a política de Seguridade Social que provê os mínimos sociais, através de um conjunto integrado do público e sociedade para garantir o atendimento as necessidades básicas dos seres humanos.
Sabemos que a iniciativa política em sanar a problemática, traz através da constituição Federal uma concepção para a Assistência Social Brasileira, no âmbito a Seguridade Social regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS, criando uma nova matriz para essa política, inserindo no sistema o bem-estar social brasileiro como campo da seguridade social, juntamente com a saúde e previdência social. A essa inserção da Seguridade, articula outras políticas que estão voltadas a garantia dos direitos e de condições dignas de vida, tanto na forma seletiva de distribuição e redistribuição de bens matérias, quanto bens culturais, que permitirão a sobrevivência e a interação sob várias formas na vida social, devendo assim garantir a proteção social através da segurança de sobrevivência; de acolhida; de convívio ou vivência familiar. Ela opera como provisão de necessidades humanas com direitos e deveres, porém com uma forma monetária para garantir sua sobrevivência.
Percebe-se que o processo econômico passou por várias transformações, assim como essa nova condição que certamente para os governantes, é uma forma de garantia inadequada de que todos tenham uma forma de condições básicas para sua sobrevivência, pois ainda hoje percebe-se que isso não surtiu muito efeito, ainda existe